A boca amarga é uma queixa comum nos consultórios de dentistas e médicos e pode ter inúmeras causas. A alteração de paladar, também chamada de disgeusia, pode ser específica para um determinado gosto, como o amargo, ou inespecífica, mencionada pelo indivíduo como um gosto ruim ou diferente.

O sentido da gustação reconhece cinco cinco gostos básicos, que são:

• Doce: gosto produzido por substâncias adoçantes (ex. solução de sacarose).

• Ácido: gosto produzido por substâncias ácidas (ex. solução de ácido cítrico).

• Amargo: gosto produzido por substâncias amargas (ex. solução de cafeína).

• Salgado: gosto produzido por sais (ex. solução de cloreto de sódio – sal de cozinha).

• Umami: gosto produzido por glutamatos (ex. solução de glutamato monossódico).

A gordura provavelmente será o próximo gosto a ser incluído entre os gostos báscios. Assista ao vídeo abaixo (ainda em inglês, mas em breve com legendas) para saber mais:

Outras sensações gustativas como a percepção da gosto metálico também podem ser identificadas com clareza, porém ainda não são classificadas na categoria de gostos básicos.

A alteração de paladar pode ser causada por fatores localizados na cavidade bucal ou por problemas localizados em outros locais do organismo, mas com repercussões na boca.

Um queixa comum é que quem sente a boca amarga acredita que pode ter uma alteração em seu hálito, o que pode ou não se verdade e depende de uma investigação por um profissional qualificado.

Nesse sentido, uma avaliação detalhada da causa da boca amarga deve ser realizada pois é comum que as pessoas confundam uma alteração de paladar com uma alteração olfativa, ou seja, ao ter um gosto amargo em sua boca, acredita que seu hálito está alterado, por confundir gosto com cheiro.

Isso ocorre pelo fato dos odores e cheiros serem processados na mesma região do cérebro e algumas pessoas têm dificuldade de perceber a diferença. Um profissional especializado nessa área, além de diagnosticar e tratar o problema, irá auxiliar o paciente a identificar precisamente qual a sua queixa.

Os textos das páginas deste site são de autoria do Dr. Maurício Duarte da Conceição, autor do livro Bom Hálito e Segurança, proprietário da Clínica Halitus, que atua há mais de 20 anos no tratamento da Halitose da boca seca e da boca amarga, com mais de 5.000 tratamentos realizados pessoalmente, tendo desenvolvido uma linha de produtos exclusivos para um hálito fresco e agradável, que podem ser encontrados na loja virtual do site www.halitofresco.com.br.

Texto baseado no Livro de halitose “Bom hálito e Segurança! Metas essenciais no Tratamento da Halitose”.